Dicas de autocuidado e saúde mental

Oi pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim. ☺

Como estamos de quarentena? Confesso que esse período tem me abalado de uma forma que nunca vi antes na vida. Eu já passei algumas dicas do que fazer nestes dias de distanciamento social aqui no blog

Recebi uma atualização do projeto Espaçonave e resolvi compartilhar pois achei que pode ajudar muitas pessoas, além de mim.




Hoje falaremos de self care, ou se preferir, o autocuidado, essa palavrinha que vem ganhando força dentro do espaço digital e é resultado de um conjunto de hábitos e práticas que são positivos para a saúde e o bem-estar físico e emocional. 

"A mudança real, sincera e verdadeira vem de dentro pra fora." ~ Johnny de Carli


Cada pessoa tem uma necessidade diferente e, por isso, não existe uma receita pronta. O que pode ser positivo para um, como praticar ioga, pode não ser tão interessante para outro, e tá tudo bem! Para descobrir o que pode ser mudado na sua rotina, é preciso primeiro observar o que você tem feito e sentido. Só assim rola se redescobrir e replanejar. 

Em um dos #VQVConvida, a Rafa Cappai conversou com a Tania Mujica, que é coach de meditação e ela mencionou que é importante fazer as seguintes perguntas: “o que faz você se sentir inteirx e energizadx? E como incluir essas atividades na sua vida?”

Aqui vão algumas dicas que ela sugeriu:

1. Medite durante a manhã por 10 minutinhos
Ao meditar, você se conecta consigo, criar mais paciência, tem discernimento perante as dificuldades do dia a dia. Meia hora de meditação relaxa tanto quando quatro horas de sono bem dormidas. Se você está começando a meditar, separar 10 ou 15 minutos pela manhã, logo depois de acordar, pode ser o suficiente para começar. Foque na sua respiração durante esses minutos. Se você quiser saber até mesmo dançar ou tirar uma foto pode exercer sua concentração e a vivência do real momento. Rola também meditar ouvindo música, por que não?!

2. Tome cuidado com o excesso de informações
Não se culpe por sentir que precisa se desconectar. É preciso tomar cuidado e selecionar a quantidade de notícias que se consome diariamente, assim como a quantidade de tempo que passa nas redes sociais. Valorize o presente, as pessoas a sua volta e principalmente busque conhecer a si mesmo.

3. Pratique o unfollow
As redes sociais podem despertar uma sensação ainda maior de cobrança, por isso é importante prestar atenção no que o tempo online nos faz sentir. Se o conteúdo que um perfil posta te deixa pra baixo, deixe de segui-lo e procure contas que lhe deixe bem, despertem sua vontade de criar e te façam rir.

4. Volte a ler um livro
Sabe aquela leitura que você parou porque estava sem tempo? Que tal retomá-la? Um livro não tem notificações de cinco em cinco minutos nem tantas distrações, como aplicativos. Esse pode ser um bom exercício para trabalhar a concentração!

5. Mexa-se
Movimentar o corpo não é sinônimo de praticar abdominal ou fazer agachamentos. Você até pode fazer esses exercícios, mas existem outras opções. Dançar na frente do espelho, tentar aprender uma coreografia do TikTok, pular corda, fazer alguns exercícios de ioga, tudo isso vale! Durante o dia a dia, gastamos mais energia, por exemplo, caminhando até a escola ou a faculdade, descendo e subindo escadas, enquanto dentro de casa temos uma tendência a nos movimentarmos menos. Esse acúmulo de energia pode trazer consequências nada positivas para a nossa rotina, como estresse, insônia e ansiedade.

6. Tome um banho relaxante
Separe seus óleos essenciais, acenda uma vela, coloque uma música calma e aproveite o banho. Se não tiver tudo isso, só coloque uma música mesmo que já ajuda. Use esse momento para se desconectar de pensamentos ruins e se ligue no presente: sinta a água caindo, aproveite a temperatura dela, foque no cheiro do seu sabonete, lave todo o corpo com carinho.

7. Coloque no papel
Escrever pode ser uma maneira de colocar em ordem pensamentos e sentimentos, e assim encontrar mais maneiras de lidar com eles. Ponha no papel o que está se passando pela sua cabeça, por mais que pareça confuso. Existem muitos exercícios para quem não sabe por onde começar: fazer um diário, escrever sobre três coisas positivas ao acordar e antes de dormir, anotar os próprios sonhos, e por aí vai.

8. Tente manter uma rotina de sono regulada e procure descansar
O sono vem sendo colocado em segundo plano e a meta sempre é render mais, porém, o dia continua com 24 horas. A importância do sono não pode ser esquecida: é durante essas horas que ocorre a manutenção de sistemas do nosso organismo, a produção de hormônios e a consolidação da memória.

9. Alimente-se bem
A falta de rotina pode afetar nossa alimentação, que fica desregulada. Em períodos de ansiedade, a gente acaba comendo em maior quantidade mesmo. Não se prive de coisas que sente vontade, mas tente manter a presença na hora de suas refeições, perceba o cheio e gosto do que você está comendo, esteja no AQUI E AGORA. Isso é muito importante para manter o organismo na frequência certa e com a imunidade alta.

Ah! E não se esqueça: o autocuidado não deve se transformar em uma cobrança nem em algo que te cause mais estresse, combinado? Busque escutar seu corpo e focar nas práticas que são boas para você. Fica bem! ♥


Me conte aqui nos comentários ou nas redes sociais o que você achou deste post, e se você tiver mais dicas sobre o assunto também.

3 comments

  1. Obrigado por compartilhar isso. Foi útil. Continue compartilhando essas coisas.

    ResponderExcluir
  2. Thank you for sharing this information. Keep us updated in future as well.

    ResponderExcluir

*AVISO*

Os comentários neste blog podem ser excluídos sem notificação prévia se contiverem:
- Ofensas;
- Spam (propaganda não autorizada massiva);
- Excesso de links e links encurtados

O idioma padrão é o PT-BR;

O autor/moderador se reserva no direito de não responder seu comentário via e-mail, caso solicitado.