Festival Tech leva experiências digitais para comunidade da Zona Leste de São Paulo

Iniciativa da Recode e da Fundação Tide Setubal reunirá moradores do Jardim Lapena

A Recode e a Fundação Tide Setubal estão unindo esforços para levar um dia de experiências digitais aos moradores da comunidade Jardim Lapena, na Zona Leste de São Paulo. Com 12 horas de atividades no Galpão ZL, em 25/5, o Festival Tech promete inspirar e gerar oportunidades de capacitação e aprendizado para jovens e adultos.






A falta de acesso à tecnologia de qualidade nos territórios periféricos foi escancarada no período da pandemia do coronavírus. Nas residências e nas escolas, as dificuldades de trabalho e estudo remoto acentuaram as desigualdades e os efeitos serão sentidos ao longo das próximas décadas.

O problema é ainda mais grave no recorte de raça e gênero: segundo o Dieese, durante o terceiro trimestre de 2020, no auge da pandemia, a taxa de desocupação das mulheres negras chegou a 19,8%, a mais alta entre os grupos demográficos. O impacto dessa estatística impacta diretamente as populações periféricas, já que, segundo a última síntese dos indicadores sociais apresentada pelo IBGE de 2018, 63% dos lares chefiados por mulheres negras no Brasil estão abaixo da linha da pobreza e as famílias chefiadas por mulheres negras representam 23,7% do total no país.

Os dados também se refletem no mercado de trabalho. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em 2018 apenas 11% das mulheres negras atuavam nessas áreas no Brasil. Por outro lado, também no contexto da pandemia, em 2020, o mercado que engloba as áreas ligadas à tecnologia cresceu 22,9% no Brasil na comparação com o ano anterior, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software. A Brasscom estima que, até 2024, haverá uma lacuna de 270 mil profissionais de TI.

Nesse cenário de oportunidades, o Festival Tech busca ajudar os participantes a entender melhor como a tecnologia pode ajudar na resolução de problemas sociais da comunidade, além de abrir uma janela de oportunidades para os jovens, considerando as mudanças que o mercado de trabalho vem exigindo no mundo digital. A programação está dividida em palestras educativas e experiências tecnológicas imersivas.

"Queremos chamar a atenção dos moradores dessa região sobre a possibilidade real de promover transformação por meio do uso consciente e cidadão da tecnologia. E mais do que isso: toda a programação que vamos realizar, junto com a Fundação Tide Setubal, está ligada a temas que podem ampliar a consciência sobre assuntos importantes para comunidades e periferias no Brasil inteiro”, destaca o fundador e CEO da Recode, Rodrigo Baggio.


"É preciso oferecer oportunidade para que se crie esse imaginário nas juventudes das periferias. Queremos abrir caminhos para o mercado da tecnologia entrar no horizonte dos jovens como possibilidade profissional ou para empreender", afirma Marcelo Ribeiro, coordenador do Galpão ZL.


O festival, que conta com o apoio da Folha de S.Paulo e da Parças Developers School, começa às 9h e vai até as 21h, abordando temas como a inclusão e a diversidade na tecnologia, o empreendedorismo social e o mercado de trabalho. Também haverá superaulas tecnológicas e de marketing digital, além da utilização de óculos de realidade virtual.



Festival Tech

Data: 25/5
Horário: 9h às 21h
Local: Galpão ZL - Rua Serra da Juruoca, 112 – Jardim Lapena
Inscrições:
Evento gratuito





--

♥ SERVIÇO: 


Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.


Conheça a Loja Parceira Amazon do Blog Namorada Nerd: https://www.amazon.com.br/shop/namoradanerd



0 comments

*AVISO*

Os comentários neste blog podem ser excluídos sem notificação prévia se contiverem:
- Ofensas;
- Spam (propaganda não autorizada massiva);
- Excesso de links e links encurtados

O idioma padrão é o PT-BR;

O autor/moderador se reserva no direito de não responder seu comentário via e-mail, caso solicitado.