CCBB-SP apresenta mostra inédita e gratuita em homenagem a John Willians

SONORA: JOHN WILLIAMS traz alguns dos principais trabalhos do compositor, como “Tubarão” e “Superman: O Filme”



Superman 4


Um dos compositores de trilhas sonoras mais famosos do cinema, John Williams ganha uma mostra inédita no país, com a exibição de 27 longas. SONORA: JOHN WILLIAMS acontece em São Paulo entre 20/10 e 15/11, e depois viaja para o Rio (03 a 29 de novembro) e Brasília (01 a 27 de fevereiro). Os ingressos são gratuitos, e deve ser retirados no próprio CCBB uma hora antes de cada sessão.

A seleção traz desde obras raras, como “Como Roubar Um Milhão de Dólares”, de William Wyler (1966) até outras mais pop, como “Tubarão”, de Steven Spielberg (1975) e “Esqueceram de Mim”, de Chris Columbus (1990), passando por clássicos contemporâneos, como “Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca”, de Irvin Kershner (1980), e “JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar”, de Oliver Stone (1991).

“Quem já não assobiou o tema da saga ‘Guerras nas Estrelas’? Quem não sabe de cor pelo menos uma composição de Williams? Pois ele deu a sonoridade de filmes que marcaram uma geração, que possuem fãs até hoje. Tem uma incrível parceria de sucesso com o diretor Steven Spielberg, além de ter trabalhado com diferentes diretores como Alfred Hitchcock, Clint Eastwood, Oliver Stone, Robert Altman, Brian de Palma dentre outros,” explica o curador da mostra, Rafael Bezerra.


Prestes a completar 90 anos, em fevereiro próximo, John Williams é o artista vivo com o maior número de indicações ao Oscar. Ao todo, são 52, sendo a mais recente em 2020, por “Star Wars: A Ascensão Skywalker” – a 6a vez que concorreu por um filme da franquia. A primeira indicação de Williams veio 1968, com “O Vale das Bonecas”, e desde então, ele ganhou cinco vezes por “Um Violinista no Telhado” (em 1972), “Tubarão” (em 1976), “Guerra nas Estrelas” (em 1978), “E.T. – O Extraterrestre” (em 1983) e “A Lista de Schindler” (em 1994).

Parceiro recorrente de Spielberg, o maestro é responsável por algumas das trilhas mais marcantes da filmografia do diretor, entre elas “Os Caçadores da Arca Perdida” e “E.T. – O Extraterrestre” (1982). Além disso, Williams trabalhou com alguns dos principais nomes de Hollywood, como Alfred Hitchcock (“Trama Macabra”, 1976) Robert Altman (“O perigoso adeus”, de 1973), Arthur Penn (“Duelos de Gigantes”, de 1976), Clint Eastwood (“Escalado para morrer”, 1975) e Brian de Palma (“A Fúria”, de 1978).

Se por um lado a seleção da mostra traz o Williams monumental de trilhas grandiosas de sagas épicas-pop, como também “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004) e “Jurassic Park” (1993), por outro, há também as composições para filmes mais intimistas e centrados em histórias de pessoas comuns, como em “As cinzas de Angela”, de Alan Parker (1999); “Stanley e Iris”, de Martin Ritt (1990); e “O turista acidental”, de Lawrence Kasdam (1988).

O curador destaca a importância da mostra em “trazer à grande tela filmes clássicos com trilhas sonoras marcantes. Além de promover o debate sobre a importância da música no universo cinematográfico, com o propósito de discutir com o público em geral a música no âmbito das produções audiovisuais, através da produção de um catálogo com textos inéditos e organização de um debate com críticos, acadêmicos e profissionais da área da produção musical para o cinema.”.


Além das sessões presenciais, a mostra SONORA: JOHN WILLIAMS também contará com outras atrações on line, de “Superman: O Filme” (23/10, às 16h) e “Esqueceram de mim” (07/11, às 16h45). No dia 04/11 haverá um debate, no Facebook do CCBB, e no Youtube do Banco do Brasil, com a participação de Mateus Alvez e da Geórgia Cynara, mediado pelo curador da mostra.

Haverá também um curso sobre trilha no cinema e a obra de John Williams, e acontece nos dias 10 e 11 de novembro, conduzido por Tomaz Alves Souza, compositor de trilha de filmes como “Era uma vez eu Verônica”, e “Bacurau” (este em parceria com Matheus Alves). Este será na plataforma Zoom, com inscrição no site Eventin. E tanto o curso quando o debate contam com tradução de libras. No dia 11/11, às 14h, haverá uma sessão presencial e inclusiva de “E.T. – O Extraterreste”, exibido em cópia dublada, com libras, audiodescrição e closed caption.






Sobre John Williams


Nascido em 8 de fevereiro de 1932, Nova York, John Williams é um dos compositores mais respeitados do cinema. Depois de se mudar com a família para Los Angeles, ainda criança, frequentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e estudou com o compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco. Depois de servir a Força Aérea, ele voltou para Nova York, em 1955, e se matriculou na conceituada Juilliard School, uma instituição especializada em artes.

Sua carreira começou como orquestrador para grandes compositores, em filmes como “Quanto mais quente melhor” e “Se meu apartamento falasse”, além de participar como músico em diversas trilhas sonoras, nem sempre creditado. A sua versatilidade foi marcante e o permitiu transitar em diversas funções, desde pianista até arranjador e condutor. Sua primeira trilha de destaque como compositor foi “O Vale das Bonecas”, que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. Depois vieram outras obras distinguidas por seu trabalho, como o filme-catástrofe “O destino de Poseidon” e “Um violinista no telhado” que rendeu seu primeiro Oscar. Seus trabalhos mais recentes são as séries “Jurassic World: Acampamento Jurássico” e “Star Wars: The Bad Batch”.



Jurassic Park 6



Lista de filmes



Como Roubar Um Milhão de Dólares, de William Wyler, 1966, 123min. Comédia, Policial, Romance.

Nicole Bonnet (Audrey Hepburn) é a filha de um falsificador de obras de arte que pede a ajuda de Simon Dermott (Peter O'Toole), um desconhecido que recentemente invadiu sua casa, para roubar uma estátua. O pedido é feito porque seu pai, Charles Bonnet (Hugh Griffith), emprestou para um museu a estátua e sem ler um documento, autorizou exames que provem a autenticidade da obra. Quando os testes forem feitos ficará claro que a obra é falsa, assim todos os quadros que Charles vendeu serão testados de todas as formas e será comprovado que ele é um falsificador. Mas Nicole nem imagina quem a está ajudando em um roubo quase impossível de ser realizado.



O Destino de Uma Paixão, de Delbert Mann, 1970, 110min. Drama.

A órfã Jane Eyre (Susannah York) é enviada ao colégio Lowood e eventualmente acaba se tornando governanta de uma menina chamada Adele na propriedade Thornfield. Acontecimentos estranhos se passam no ambiente durante sua passagem pela mansão, culminando com seu romance com Edward Rochester (George C. Scott), proprietário de Thornfield e guardião da pequena Adele. Porém, a arrebatadora paixão de Jane Eyre por Rochester é colocada à prova quando um segredo sombrio do passado de seu empregador se coloca entre ambos.



Um Violinista no Telhado, de Norman Jewison, 1971, 181min. Musical, Drama, Romance.

Violinista de aldeia ucraniana e seus habitantes de origem judia são intimados pelo czar a deixar o país em apenas três dias. Começa assim o sofrido êxodo para os países ocidentais, onde são mostrados os dramas individuais de alguns personagens. Baseado no livro "Tevye's Daughters and play Tevye der Milkhiker", de Sholem Aleichem, por sua vez levado aos palcos da Broadway por Joseph Stein.



Os Cowboys, de Mark Rydell, 1972, 131min. Faroeste, Drama.

Um cowboy das antigas ao ter que levar uma manada de bois ao longo de 400 milhas, vê-se desacompanhado dos seus velhos amigos, que partiram em busca do ouro. Sem ninguém para ajudá-lo, o velho Will Andersen (John Wayne) não tem outra saída senão contratar crianças. Começa então um duro trabalho de ensiná-las a serem cowboys de verdade. Um grande ator que ao longo da sua carreira sempre fez filmes com ar de bravura com mensagens de moral, neste filme, um dos seus últimos, contém o mesmo valentão das antigas descobrindo-se mais sentimental e emotivo em companhia dos seus novos amigos. Neste clássico faroeste tudo pode acontecer, e além do ótimo enredo, tem lindos cenários repletos de aventura, com vários ladrões de gado pelo caminho.



O Destino de Poseidon, de Ronald Neame, 1972, 118min. Aventura, Thriller.

Um terremoto submarino produz uma onda gigantesca que vira o transatlântico de luxo Poseidon, deixando apenas 10 sobreviventes. Liderados por um reverendo, o grupo tem que chegar até o casco do navio, sua única chance de escapar.



O Perigoso Adeus, de Robert Altman, 1973, 112min. Drama, Policial, Thriller.

O esperto detetive particular Philip Marlowe dá carona a um amigo de Los Angeles até a fronteira de Tijuana. Ao voltar para casa, encontra seu apartamento cheio de policiais, sendo preso como cúmplice do assassinato da esposa de seu amigo. Quando é liberado após a polícia descobrir que o colega de Marlowe cometeu suicídio, o detetive é contratado por uma bela mulher que pretende encontrar o marido alcoólatra desaparecido. Ao mesmo tempo, Marlowe descobre que o amigo morto no México tinha em seu poder US$350 mil que pertencia à máfia.



Tubarão, de Steven Spielberg, 1975, 124min. Aventura, Suspense, Terror.

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local pede ajuda a um ictiologista e a um pescador veterano para caçar o animal, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.



Escalado para Morrer, de Clint Eastwood, 1975, 129min. Ação, Suspense.

Professor de arte e colecionador de obras de arte, Jonathan Hemlock (Clint Eastwood) financia seu hobby fazendo "eliminação" para um obscuro orgão do governo. Apesar de estar aposentado, ele é forçado, através de chantagem, a fazer um último trabalho. Segundo a organização, a vítima é um dos três alpinistas que tentarão escalar o Eiger pela face norte. Trata-se de uma empreitada bem difícil, tanto que o próprio Hemlock já fracassou duas vezes ao tentar escalá-lo. Para ajudá-lo no seu preparo Jonathan conta com Ben Bowman (George Kennedy), de quem é amigo há vários anos.



Trama Macabra, de Alfred Hitchcock, 1976, 120min. Suspense, Thriller.

Falsa medium e seu amante, um taxista psicopata, planejam roubar uma grande quantia em dinheiro de uma idosa, alegando ter encontrado seu sobrinho há anos desaparecido. Sem saber, os trambiqueiros encontram o rapaz, agora como um esperto ourives, e que está envolvido com um sequestro. É o último filme do Mestre do Suspense Alfred Hitchcock.



Duelo de Gigantes, de Arthur Penn, 1976, 126min. Drama, Faroeste.

Robert E. Lee Clayton é um matador de ladrões de cavalos chamado por David Braxton, que tem cavalos, uma filha e odeia tais ladrões. Clayton elimina um dos ladrões, o que causa a ira dos demais, e está disposto a acabar com um por um, até encontrar Tom Logan o chefe do bando.



A Fúria, de Brian de Palma, 1978, 118min. Drama, Terror, Ficção Científica.

Uma agência secreta e sem escrúpulos dos EUA, por trás da Childres, reúne crianças com habilidades parapsicológicas e os treina para se tornarem assassinos em situações de guerra. Para resgatar seu filho, que foi oficialmente declarado morto após um acidente organizado, o ex-agente da CIA, Peter Sandza (Kirk Douglas) começa uma investigação contra a Childres.



Superman: O Filme, de Richard Donner, 1978, 143min. Aventura, Ficção Científica, Ação.

Jor-El (Marlon Brando), um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá credito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes. Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter superpoderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane (Margot Kidder), uma colega de trabalho, ele obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor (Gene Hackman), um gênio do mal, o obriga a se desdobrar para evitar a morte de milhões de pessoas.



Drácula, de John Badham, 1979, 109min. Terror, Romance.

Escuna naufraga perto de Whitby e o único sobrevivente é o Conde Drácula (Frank Langella), que chegou com grandes quantidades de terra da Transilvânia para levar para sua residência em Carfax Abbey. Ele faz amigos como o Dr. Seward (Donald Pleasence), que administra um asilo, sua filha Lucy (Kate Nelligan), a amiga dela Mina (Jan Francis) e Jonathan Harker (Trevor Eve), o noivo de Lucy. Mas logo Mina morre de perda de sangue e Drácula se defronta com o Van Helsing (Laurence Olivier), um caçador de vampiros que deseja aniquilá-la.



Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca, de Irvin Kershner, 1980, 124min. Ficção Científica, Ação.

Em Star Wars: Episódio V, as forças imperais comandadas por Darth Vader (David Prowse/James Earl Jones) lançam um ataque contra os membros da resistência, que são obrigados a fugir. Enquanto isso, Luke Skywalker (Mark Hamill) tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná- lo a dominar a "Força" e torná-lo um cavaleiro Jedi. No entanto, Darth Vader planeja levá-lo para o Lado Negro da "Força".



Os Caçadores da Arca Perdida, de Steven Spielberg, 1981, 115min. Aventura, Ação.

Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria "Os Dez Mandamentos" que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.



E.T. - O Extraterrestre, de Steven Spielberg, 1982, 115min. Ficção Científica, Aventura.

Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.



As Bruxas de Eastwick, de George Miller, 1987, 119min. Comédia, Fantasia.

Alex Medford (Cher), Jane Spofford (Susan Sarandon) e Sukie Ridgemont (Michelle Pfeiffer) moram em Eastwick e estão infelizes. Solitárias, carentes e sexualmente reprimidas, elas imaginam o homem ideal e são surpreendidas pela chegada do sedutor e misterioso Daryl Van Horne (Jack Nicholson) na cidade.



O Turista Acidental, de Lawrence Kasdan, 1988, 121min. Drama, Romance.

Macon Leary (William Hurt) é um metódico escritor de guias de viagens, que é abandonado por Sarah (Kathleen Turner), sua mulher, após a morte do único filho. A trágica e sem graça vida do escritor, que não gosta de viajar nem de viver, ganha uma nova luz quando conhece Muriel (Geena Davis), uma jovem e extrovertida divorciada.



Esqueceram de Mim, de Chris Columbus, 1990, 103min. Comédia, Aventura.

Uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), acaba esquecido em casa. O garoto de apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões.



Stanley & Iris, de Martin Ritt, 1990, 104min. Drama, Romance.

Stanley Cox é um tímido empregado analfabeto que faz de tudo para esconder sua falta de conhecimento. Iris King é uma mulher batalhadora que perdeu o marido a menos de um ano e trabalha para cuidar de seus dois filhos. Juntos, um ajudará o outro a superar seus medos e dificuldades da vida, entregando-se a um novo capítulo de suas vidas com o amor entre os dois.



JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar, de Oliver Stone, 1991, 188min. Drama, Suspense.

O promotor de Nova Orleans Jim Garrison (Kevin Costner) não está convencido do parecer final da Comissão Warren, que determinou que o Presidente John F. Kennedy foi assassinado por uma única pessoa. Para provar que a comissão estava errada, o advogado resolve investigar a existência de uma conspiração responsável pela morte do político.



Jurassic Park, de Steven Spielberg, 1993, 126min. Aventura, Ficção Científica.

Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.



Sleepers – A Vingança Adormecida, de Barry Levinson, 1996, 147min. Drama, Suspense.

Nos anos 60 quatro adolescentes que viviam em Hell's Kitchen, em Nova York, ferem acidentalmente uma pessoa gravemente. Eles são condenados a ir para um centro de reabilitação juvenil, onde são humilhados de todas as formas possíveis, tendo inclusive sofrido abusos sexuais dos guardas. No início dos anos 80, dois deles encontram por acaso em um bar o guarda (Kevin Bacon) que mais os humilhou. Nesta hora a vingança dos quatro amigos tem seu início.



O Massacre de Rosewood, de John Singleton, 1997, 142min. Drama.

No início de janeiro de 1923, na Flórida, a comunidade negra de Rosewood é atacada, queimada e tem parte da população morta por brancos de uma cidade vizinha em um espaço de quatro dias. Tudo isto pelas falsa alegações de uma mulher branca (Catherine Kellner), que foi espancada pelo amante (Robert Patrick) também branco mas teve medo de contar ao marido (Loren Dean) e achou mais "conveniente" dizer que tinha sido atacada por um negro. O xerife (Michael Rooker) tem dúvidas quando a veracidade dos fatos, mas é uma verdade que convêm, pois permite aos brancos darem vazão ao seu enorme preconceito. Mas um negro, que tinha chegado recentemente em Rosewood e pretendia se estabelecer por lá após ter lutado na Grande Guerra, decide combater os agressores e salvar quantos negros forem possíveis. Para isto pede auxílio ao único comerciante branco de Rosewood, que não sabe se fica com os brancos ou com a verdade.



As Cinzas de Ângela, de Alan Parker, 1999, 145min. Drama.

Em 1935, quando mais comum ver famílias irlandesas partindo para os Estados Unidos, uma empobrecida família decide por fazer o caminho inverso. Logo após a repentina morte de sua filha de apenas 7 anos de vida, Angela (Emily Watson) e seu marido desempregado e beberrão (Robert Carlyle) decidem se mudar de Nova York para Cork, na Irlanda, levando com eles seus quatro filhos. Os filhos pouco sabem do lugar para onde estão indo, apenas que lá conhecido como um lugar onde não há trabalho e as pessoas morrem de fome.



Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Alfonso Cuarón, 2004, 142min. Aventura.

O 3º ano de ensino na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts se aproxima. Porém um grande perigo ronda a escola: o assassino Sirius Black (Gary Oldman) fugiu da prisão de Azkaban, considerada até então como à prova de fugas. Para proteger a escola são enviados os Dementadores, estranhos seres que sugam a energia vital de quem se aproxima deles, que tanto podem defender a escola como piorar ainda mais a situação.



Memórias de uma Gueixa, de Rob Marshall, 2005, 145min. Drama, Romance.

Chiyo (Suzuka Ohgo) foi vendida a uma casa de gueixas quando ainda era menina, em 1929, onde é maltratada pelos donos e por Hatsumomo (Gong Li), uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida por Mameha (Michelle Yeoh), a principal rival de Hatsumomo, Chiyo ao crescer se torna a gueixa Sayuri (Zhang Ziyi). Reconhecida, ela passa a desfrutar de uma sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a 2ª Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no Japão.




As Bruxas de Eastwick


Serviço:



Sonora: John Williams

Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Cinema

Datas: De 20 de outubro a 15 de novembro

Ingressos: Evento Gratuito – Ingresso pelo site ou app Eventim

Classificação indicativa de acordo com cada filme




Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP

Aberto de segunda à sexta, das 10h às 18h. Fechado nos fins de semana.

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228 (R$ 14 por seis horas, necessário validar ticket na bilheteria). Uma van faz o traslado gratuito entre o estacionamento e o CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.

Contato:


bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp | ccbbsp@bb.com.br

0 comments

*AVISO*

Os comentários neste blog podem ser excluídos sem notificação prévia se contiverem:
- Ofensas;
- Spam (propaganda não autorizada massiva);
- Excesso de links e links encurtados

O idioma padrão é o PT-BR;

O autor/moderador se reserva no direito de não responder seu comentário via e-mail, caso solicitado.